sexta-feira, 19 de março de 2010

PID na Cidade de São Paulo

Antes do post match/visto, eu acho importante falar dos procedimentos para retirar a Permissão Internacional Para Dirigir - PID na Cidade de São Paulo.

Primeiro, no site do DETRAN consta um formulário que deve ser preenchido em 2 vias. Eu já inseri meus dados e imprimi.

Olha aqui o formulário: http://www.detran.sp.gov.br/detran_serviços/procedimentos_site_cnh/69.asp

É preciso 2 cópias da carteira de habilitação.

Com estes documentos em mãos, é só ir até o Detran (Av.: Estado,900 - Próximo ao Metrô Armênia), e ao lado direito na entrada haverá um guichê CNH ESTRANGEIRO, onde os documentos são verificados e haverá o encaminhamento para Nossa Caixa, que fica dentro do Detran.

A taxa pode variar. Eu prefiro retirar a PID no balcão, e o valor é de R$ 180,92 (aff...enfim).

Depois de pagar a taxa, é só voltar no mesmo guichê e pegar o protocolo com a data de retirada.

Para retirar no guichê demora 3 dias úteis. Pelo Sedex, são 10.

Dúvida. Eu achei que a PID era como uma CNH fora e valia pelo período de 1 ano.

Mas vejam. A Raissa, Au Pair da família, me disse que na Virginia (é p lá que eu vou) ela vale somente por 6 meses e a seguradora do carro não aceita. Eu preciso tirar a driver's license.

Só eu me lasquei escolhendo esse Estado ou tem mais gente nessa situação?

Alguém sabe o procedimento? SERÁ que é mais uma facada ($$)? Como eu já perguntei 1.000 milhão de coisas p Au Pair, fiquei meio sem graça de fazer mais esta pergunta.

Agradeço quem souber me responder.

Beijinhos

3 comentários:

  1. Oi Carol!
    Tava pesquisando sobre como tirar a habilitação americana e vi que estrangeiros só conseguem tirar se forem ficar mais de 6 meses no país. Então acho que depois desse período só vale a habilitação americana mesmo, e não a PID. E eu acho que isso é com todo mundo, viu, independente do estado.
    E eu tenho que chegar lá e correr pra tirar a drivers license, porque a minha vence em agosto, e só dá pra tirar a habilitação lá com a daqui ainda válida!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em MA você pode usar a PID enquanto ela estiver válida. Eu me ferrei e vou ter que tirar a DL porque minha PID vence em Junho HAHA

    No seu caso, como é meio que obrigatório tirar--visto que seus hosts provavelmente não vão te deixar pegar o carro no dia-a-dia sem estar com seu nome no seguro--, seus hosts têm obrigação de bancar os custos lá pra você tirar.

    Em alguns estados, é só apresentar a PID e eles já liberam a DL. No entanto, na maioria você tem de fazer prova prática e/ou teórica.

    ResponderExcluir
  3. Hi girl, acabei de tirar minha PID e fui buscar ontem (19/03) e eu tirei na Ciretran do meu município mesmo, em Osasco.Paguei esse valor absurdo aff e no final nem vou precisar dirigir pra minha family, vou usar o transporte público mesmo, dizem que em Baltimore tudo fica próximo, então ... whatever neh!
    Bjs!

    ResponderExcluir